Melasma, é melhor prevenir do que tratar.
Melasma, é melhor prevenir do que tratar.
Manchas escuras, de formato irregular, sem causa definida, atingem principalmente as mulheres. O melasma não é contagioso e também não causa danos à saúde, porém, por se tratar de um transtorno estético, pode provocar danos psicológicos nos afetados por ele.
Existem vários tratamentos que podem auxiliar no combate do melasma, mas é importante entender que um dos melhores aliados contra essas indesejáveis manchas é a prevenção.
Como prevenir o melasma?
1 – Uso de protetor solar
Sabe-se que um dos principais fatores que desencadeiam o aparecimento do melasma é a exposição solar, por esse motivo, o uso constante de protetor solar é indispensável.
Devem ser utilizados filtros com fatores de proteção FPS acima de 30 e reaplicados a cada 2 horas. Novos estudos mostram que os protetores solares químicos perdem grande parte de sua eficiência 2 horas após a aplicação. E não se esqueça, mesmo em dias nublados, frios ou chuvosos, o protetor solar deve ser usado!
Afinal, a luz solar não é o único vilão nesse caso. A luz visível (lâmpadas, telas de celulares, tablets, computadores) e a permanência em ambientes internos com temperatura elevada também podem provocar pigmentação da pele. Por esse motivo, o uso de um protetor solar físico é indispensável. Os protetores com cores são um ótimo exemplo e um excelente aliado contra as luzes visíveis. O uso de maquiagem também auxilia bastante na proteção física contra as luzes visíveis.
2 – Uso de chapéus, bonés e sombrinhas
Quando o assunto é proteção contra raios UVA e UVB, não se pode contar somente com a proteção proveniente de protetores solares, sejam eles químicos ou físicos. Excelentes opções para complementar essa proteção são óculos de sol, roupas com proteção UV, chapéus, bonés e sombrinhas. É sempre bom apostar em um visual preventivo!
3 – Investir em alimentos que são amigos da pele
A prevenção do melasma pode começar de dentro para fora. Alguns alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes auxiliam na proteção solar, como o espinafre, as amêndoas, a cenoura, a goiaba e o cacau.
4 – Manter a calma!
Procurar evitar o estresse é importante; os hormônios liberados quando se está estressado podem ajudar a ocasionar e também piorar o melasma. Exercícios físicos, meditação e ioga ajudam a relaxar e são bons aliados na prevenção do problema.
Prevenir o melasma não é tão complicado. Pequenas ações cotidianas podem trazer grandes benefícios contra essas famosas manchinhas que tanto atrapalham a autoestima. É importante estar sempre atento!